sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Carnaval


Todos os anos a mesma alegria.
O Carnaval é bonito.
Tem beleza e divertimento.
É magia e fantasia.
Carnaval é tempo de festa e de diversão e é também a época em que as crianças «saem à rua» mascaradas para «brincar ao Carnaval».
Em Romariz, cerca de cento e trinta alunos participaram nas atividades de carnaval dinamizadas pela escola e jardim de infância da freguesia:
·         Caminhada pelas ruas da freguesia, no percurso escola-jardim;
·         Teatro cómico «As unhas de gel» dinamizado pelos alunos do quarto ano;
·         Lanche partilhado de carnaval, oferecido pela escola e jardim.
·         Criação de ateliers de máscaras sobre o tema Mar;
·         «Jogar o Carnaval»  com muitas canções, danças e brincadeiras à mistura.
Os alunos vieram mascarados de piratas, princesas, fadas, espantalhos, bruxas, majoretes, duendes, polícias, mosqueteiros, sevilhanas, enfermeiros e muitos super-heróis e personagens de animação… Foi uma diversão! Todos se divertiram: pequenos e graúdos! A alegria, a brincadeira e a criatividade foram uma constante.
No final da tarde, os alunos diziam:
- Adorámos o lanche convívio. Divertimo-nos a dançar as músicas dos Caricas. Dançamos e cantámos com todos os professores e colegas... pois no carnaval ninguém leva a mal.

Texto composto pelas turmas
Escola E. B. 1 Igreja Romariz





 





Baú dos Contos


   Imaginar… Criar… Foi o lema da 2ª edição do Baú de Contos. Durante o mês de outubro, as Bibliotecas Escolares da EB23 de Milheirós de Poiares e da EB1 de Igreja Romariz quiseram assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares através da dinamização da segunda edição de uma oficina de escrita criativa, que pretendeu desenvolver a expressão escrita e fomentar a criatividade.
  Um baralho de cartas original deu o mote: cada grupo de trabalho retirou aleatoriamente cartas que continham diferentes categorias da narrativa (personagens, caracterização, espaço, ação, objeto mágico, palavra-chave). Vários e diversos contos banhados pelo mar nasceram das mãos de miúdos e graúdos (alunos – 1º, 2º e 3º ciclo), onde o imaginário não teve limites.
  O entusiasmo e a adesão à atividade foram enormes! O júri nomeado para efetuar a análise e a seleção dos melhores trabalhos por ano de escolaridade não teve tarefa facilitada! Mas, depois de muita análise e reflexão, eis que a turma do terceiro ano C de Igreja Romariz foi a feliz vencedora na sua categoria, com o conto «A Aventura dos Piratas». Nas outras categorias, os vencedores foram: «O Sapo Teimoso» - 2º ano e «O Peixe e a Fada» – 4º ano da EB1 Pigeiros, «O Gigante e o Livro Mágico» – 5º D, «O Chapéu Mágico» – 6º C, «Alfredo e a Baleia» – 7º A.
  Os trabalhos vencedores ganharam cor, durante os meses de janeiro e de fevereiro, em oficinas de ilustração, orientadas pela professora do agrupamento e ilustradora Maria Isabel Pelaez, nas quais participaram os autores dos contos vencedores.
 Oportunamente, os contos e respetivas ilustrações serão editados em formato ebook.
  

 Parabéns a todos os participantes!



A coordenadora da Biblioteca de Igreja Romariz

Dia dos Afetos


O imperador Cláudio queria organizar um exército e para isso os homens teriam de se registar. Ninguém se inscreveu e o imperador ficou chateado e teve uma ideia: se os homens não casassem assim já poderiam ir para a guerra sem ter pena de deixar a família sem sustento. Mas os jovens e o sacerdote Valentim desconcordavam da lei. O sacerdote Valentim disse que ia fazer casamentos às escondidas. Um dia, quando estava a celebrar um casamento ouviram-se passos, eram os soldados. Capturaram-no, mas o par conseguiu fugir. Quando ele estava preso passavam jovens pela janela e atiravam-lhe flores e postais. A filha do carcereiro pediu para falar com o sacerdote horas e horas. No dia da morte do sacerdote, dia 14 de fevereiro, ele deixou-lhe uma carta que dizia que ele se tinha apaixonado por ela.
E foi assim que aconteceu "O dia de S. Valentim", e é por isso que ainda hoje, a 14 de fevereiro, se trocam mensagens de amor e presentes.
Neste dia, comemora-se o amor, a amizade, o carinho, a ternura, o respeito entre as pessoas e na nossa escola escrevemos mensagens sobre os afetos que unem as pessoas. Na nossa escola dá-mos muita importância aos AFETOS.
Fizemos trabalhos de pesquisa, dobragens e escrevemos sobre os diferentes afetos que povoam o dia-a-dia da nossa vida.
Num coração apaixonado, escrevemos mensagens de amizade, de carinho, amor, ternura, respeito,…
Recebemos na biblioteca a visita da Dona Zulmira (professora Júlia), uma senhora que dizia saber tudo, e o Investigador João Paulo (Professora Olívia), conceituado professor de português que nos animaram com mais uma hora do conto fazendo passar as mensagens dos livros: «Achimpa», «A grande fábrica das palavras», «O amor e a amizade» e «O que é o amor?». Os alunos do Jardim de Infância de Romariz, as nossas assistentes operacionais e todos os professores assistiram a estas «achimpadíssimas» histórias.
Foi deveras um momento todo achipadérrimo. Achimpa não existe mas nós queremos achimpar que sim.






Texto reescrito a partir das ideias dos alunos
Escola da Igreja Romariz

AFETOS






2.º C - EB1 Igreja de Milheirós de Poiares


MAR

  No âmbito do tema da Área de Projeto "MAR" e em articulação com as disciplinas de Estudo do Meio, Língua Portuguesa e TIC, os alunos do 3º D da E.B.1 de Igreja - Milheirós de Poiares, efetuaram diversas trabalhos e pesquisas neste âmbito. Mas essa pesquisa foi mais longe ao fazerem uma recolha de animais em vias de extinção
  Aqui fica um dos trabalhos apresentados.




   Para além disso, a EB1 Igreja de Milheirós de Poiares construiu um painel tendo por base o tema MAR. Reparem como ficou maravilhoso!
 

Visita de Estudo à Estação Litoral da Aguda - ELA



No dia 8 de janeiro, terça-feira, fomos em visita de estudo à Estação Litoral da Aguda.
Ao chegarmos vimos o mar, alguns barcos e gaivotas. Em frente ao edifício havia um barco típico daquela praia e uma estátua de um mergulhador. Antes de entrarmos, tirámos uma foto conjunta. Em primeiro lugar visitámos a parte do Museu. Aí vimos instrumentos de pesca como anzois, redes, arpões, canas, cestos, etc.
Também havia santolas, lagostas, sapateiras e outros mariscos embalsamados na parede. No teto estava pendurado um boneco-mergulhador.
De seguida, entrámos na zona dos aquários. Ficámos espantados com a quantidade de espécies de animais aquáticos principalmente peixes: fanecas, robalos, raias, moreias… Havia um polvo, duas estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, camarões, lagosta enorme, etc.
Os aquários eram lindíssimos com as plantas marinhas e seus animais!
       No andar superior, vimos várias réplicas de formas de pescar, na sua maioria feitas em barro.
      Por último, ouvimos uma história sobre a poluição marítima.
As personagens eram o caranguejo, o robalo, a estrela-do-mar e o polvo. Esta história alertou-nos para a necessidade de protegermos os animais e as plantas marinhas. Divertimo-nos e aprendemos em simultâneo.
    Terminada a visita lanchámos junto à praia e regressámos à escola de autocarro (em conjunto com os alunos do 3ºD que foram connosco).
    Ah! Esquecemo-nos de referir que na E.L.A. existe uma parte de investigação e educação.
    Foi uma visita de estudo muito enriquecedora, que não esqueceu a Área de projeto do nosso Agrupamento: “ O MAR”.
 Adorámos!!!!




2.ºC  
EB1 Igreja de Milheirós de Poiares



Inverno


Inverno… gostar ou não?

Neve fria e gelada
cai na Terra.
Muita chuva,
cai na Terra.

Ping, ping, ping…
Eis o barulho da chuva.

Roupas quentinhas
aquecem-nos  os  dias.
Lareiras acesas
aquecem-nos os dias.

Vvvvvvvvvvvvvvvvvvvv….
Mas que grande ventania!

Inverno, não sejas muito rigoroso (mauzinho)!
Gostamos de ti!

Texto coletivo, 2º C
EB1 Igreja de Milheirós de Poiares





domingo, 17 de fevereiro de 2013

COISAS DE GÉMEOS…


Durante o mês de janeiro estivemos a trabalhar o livro “Gémeos” de João Manuel Ribeiro.
Este livro fala sobre dois gémeos – o Medo e o Ódio – e a forma como eles vivem dentro da cabeça e do coração das pessoas. Não passam um sem o outro e têm dois inimigos: a Paz e o Amor.

O que é o ódio? O que é o medo?
Como é que podemos explicar o que é o Amor e a Paz?
Aqui estão algumas respostas.

“A PAZ é quando a mãe está à
            nossa beira?"
“A PAZ é o momento de estar 
sozinho.”

“O AMOR é quando o pai joga 
comigo.”
“O AMOR é onde cabe o 
mundo.”


“O ÓDIO é quando estrago o AMOR 
de uma pessoa.”
“O ÓDIO parte o coração.”

“O MEDO é quando alguém me
 assusta.”
“O MEDO é quando alguém nos 
aleija.”


Turma E – EB1 Igreja – M.P.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Beijinhos Beijinhos


Hora do Conto

No Dia dos Afetos recebemos a visita da Ana Paula, professora bibliotecária, que nos presenteou com a história “O urso que perdera o coração”.
Como é que alguém pode perder o coração?
A verdade é que quando nos sentimos tristes e sozinhos é como se o nosso coração já não estivesse lá.
Nesta história, os amigos da floresta não descansaram enquanto não construíram um coração novo para o urso que até ali se mostrara tão rezingão e antipático.
 



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Para momentos especiais


Exposição de Máscaras - O Mar



Aí está mais um Carnaval!
E como o Carnaval sem máscaras não é a mesma coisa, vejam o que os alunos e os pais elaboraram, a partir de um simples prato de bolos. O tema que serviu de mote à exposição deste ano foi o MAR. 
           Imaginação e criatividade não faltaram! 







Estafeta de Contos


A Estafeta de Contos “Conto com (tigo)” é promovida pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, numa parceria com os seus polos e com as bibliotecas escolares do concelho (In fora-da-estante blog).
No dia 6 de fevereiro a Escola de Igreja – Milheirós de Poiares recebeu a visita d’O Grilinho tenor pelas mãos da prof. Susana Ferreira.
Esta iniciativa destinou-se aos alunos do terceiro e quarto anos de escolaridade.
No final, foi passado o testemunho à prof. Ana Paula Oliveira que nas próximas semanas levará a outra escola A Estafeta de Contos.
Cri-cri, cri-cri e a história chegou ao fim.