sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Baú dos Contos


   Imaginar… Criar… Foi o lema da 2ª edição do Baú de Contos. Durante o mês de outubro, as Bibliotecas Escolares da EB23 de Milheirós de Poiares e da EB1 de Igreja Romariz quiseram assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares através da dinamização da segunda edição de uma oficina de escrita criativa, que pretendeu desenvolver a expressão escrita e fomentar a criatividade.
  Um baralho de cartas original deu o mote: cada grupo de trabalho retirou aleatoriamente cartas que continham diferentes categorias da narrativa (personagens, caracterização, espaço, ação, objeto mágico, palavra-chave). Vários e diversos contos banhados pelo mar nasceram das mãos de miúdos e graúdos (alunos – 1º, 2º e 3º ciclo), onde o imaginário não teve limites.
  O entusiasmo e a adesão à atividade foram enormes! O júri nomeado para efetuar a análise e a seleção dos melhores trabalhos por ano de escolaridade não teve tarefa facilitada! Mas, depois de muita análise e reflexão, eis que a turma do terceiro ano C de Igreja Romariz foi a feliz vencedora na sua categoria, com o conto «A Aventura dos Piratas». Nas outras categorias, os vencedores foram: «O Sapo Teimoso» - 2º ano e «O Peixe e a Fada» – 4º ano da EB1 Pigeiros, «O Gigante e o Livro Mágico» – 5º D, «O Chapéu Mágico» – 6º C, «Alfredo e a Baleia» – 7º A.
  Os trabalhos vencedores ganharam cor, durante os meses de janeiro e de fevereiro, em oficinas de ilustração, orientadas pela professora do agrupamento e ilustradora Maria Isabel Pelaez, nas quais participaram os autores dos contos vencedores.
 Oportunamente, os contos e respetivas ilustrações serão editados em formato ebook.
  

 Parabéns a todos os participantes!



A coordenadora da Biblioteca de Igreja Romariz

Sem comentários:

Enviar um comentário