A
Semana da Leitura começou…
Quem
passasse pela escola sabia que nessa semana estávamos a festejar a magia das
palavras.
Para dar mais sentido à leitura todos os alunos e
adultos colocaram uma fita azul no pulso com a frase: «Ondas de leitura».
«Mergulhar
nas leituras» foi a atividade em que os amigos e as famílias participaram.
Ouvir contar histórias é agradável e educativo: faz-nos imaginar e conhecer
novas palavras. Pais, irmãos e madrinhas vieram ler às turmas dos seus filhos,
dos irmãos e dos afilhados. Foi com muito orgulho e muita satisfação que os alunos
apresentavam os seus familiares à turma!... O pai do Miguel do 3ºC leu «A
canção dos Piratas» e a madrinha do Alexandre a fábula «A raposa e a galinha».
A irmã da Inês, do 1º ano, apresentou «Porque é que os animais não conduzem?».
No 2º ano, a mãe da Lara leu «Anita a cavalo», o pai do Rúben «O mistério da
rainha roxa» e a mãe do Bernardo «Babuska». Um aluno até comentou: «Como fiquei
orgulhoso de ver os meus colegas super atentos à leitura da minha madrinha. Nem
sei bem como explicar… mas fiquei muito contente e feliz, isso eu sei e quero
que todos saibam. A minha madrinha, no final, quando de despediu de mim no
portão também ia contente e eu dei-lhe um beijinho de agradecimento».
Os
nossos amigos professores também nos presentearam com horas do conto magníficas.
A professora Sandra leu uma história sobre o Pai, que serviu de mote à
elaboração do cartão para oferecer ao pai e à aprendizagem de uma canção.
A professora Sónia Amaral apresentou o conto tradicional «A capuchinho vermelho» em Inglês. Apesar de ainda termos poucas aulas de inglês, compreendemos a mensagem da história e aprendemos novas
palavras. Foi mesmo muito importante ouvir ler noutras línguas: abre-nos novos
horizontes. O professor Manuel Pereira apresentou o musical «O Pedro e o Lobo» com
o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos
instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o
passarinho, o pato, o gato e os caçadores) é representada por um instrumento
diferente. O professor Sérgio Aguiar trouxe uma história em desenho animado
muito interessante.
A professora Sónia Amaral apresentou o conto tradicional «A capuchinho vermelho» em Inglês. Apesar de ainda termos poucas aulas de inglês, compreendemos a mensagem da história e aprendemos novas
«O
Peixinho dourado e o Lápis mágico» foi história com que a nossa amiga educadora
Manuela contou e encantou os alunos. As personagens desta história: dois
peixinhos, o Luís, o sapo e o lápis mágico fala da saudade que dois amigos
sentem pelo outro e das peripécias que passam para se encontrarem, tendo mesmo
que enfrentarem o perigo da poluição e da contaminação das águas. Esta história
prendeu a atenção dos alunos desde o primeiro minuto e demonstrou-nos que se
acreditarmos em nós tudo é possível.
Os alunos das turmas
do 3º ano prestaram
provas de leitura (leitura expressiva, compreensão e argumentação), no âmbito
do concurso "Leiturinhar". Os nossos leitores não facilitaram a
"vida" ao júri! Leram e encantaram! Parabéns a todos!
Há mar e mar, há ir e
rimar foi uma das atividades que abrilhantou esta semana. Houve poemas para
todos os gostos com um cheirinho a mar e à suave maresia. Os alunos leram e
recitaram poemas. Ouvimos e aplaudimos O ratinho marinheiro, A janela, A peixeira,
A crocodila mandona.
A Semana da Leitura encerrou na sexta ao final da tarde
com um momento cultural destinado às famílias "(A)Mar Ler ao
Entardecer", realizado no auditório da junta desta freguesia. Crianças do JI
de Romariz, alunos da EB1 de Romariz, docentes e educadoras, assistentes
operacionais e pais participaram ativamente, proporcionando a todos os
presentes um verdadeiro momento criativo e pleno de estórias (contadas,
dramatizadas, dançadas e musicadas), banhadas pelo mar.
Queremos aproveitar
para agradecer aos nossos colegas, pais, ao Jardim de Infância de Romariz,
professores, coordenadora da biblioteca, funcionárias, à Associação de Pais, ao
Júri do concurso Leiturinar, à Junta de Freguesia e ao pai do Miguel pela
participação, colaboração, cedência do auditório, empenho e entusiasmo que
colocaram nas atividades da Semana da Leitura de Romariz 2013.
Turma do 2º/3ºC
A onda
Era
uma vez uma menina chamada Ana.
Um
dia, ela foi à praia com a mãe. Quando lá chegou foi brincar à beira-mar. Depois
de algum tempo junto à água, apareceu uma onda muito grande e ela teve de fugir
para junto da sua mãe.
A
praia era muito colorida. Tinha dunas, conchas cor-de-rosa e azuis e o mar
imenso tinha lindas estrelas-do-mar e algas. Quando o mar acalmou, a Ana caminhou
pela areia, brincou com ela e com a água. Olhou para o céu e viu gaivotas. Três
delas desceram à areia e brincaram com a Ana. Uma delas foi para o mar apanhar
peixes e estrelas-do-mar.
Às
vezes as ondas podem ser muito perigosas, quando o mar está mais agitado. Elas servem
também para diversão, por exemplo, para fazer surf.
Trabalho realizado por: Daniela Vidinha,
Tiago Almeida, Joana Rita e Inês Fonseca 2º/3º D EB 1 Romariz
Giroflé, giroflá
A turma do 1º ano escreveu, cantou,
dançou e encantou na Semana da Leitura com a adaptação da história «A Crocodila Mandona».
- Eu li o
livro “A Crocodila mandona”.
Giroflé,
giroflá!
Eu li o livro
“A Crocodila mandona”.
Giroflé, flé,
flá!
- E o que
leste lá nesse livro?
Giroflé,
giroflá
E o que leste lá nesse livro?
Giroflé, flé,
flá
-Li bonitas poesias
Giroflé,
giroflá!
Li bonitas poesias
Giroflé, flé,
flá
-E de que
falam essas poesias?
Giroflé,
giroflá!
E de que
falam essas poesias?
Giroflé, flé,
flá!
-Falam de
muitos animais
Giroflé, giroflá!
Falam de
muitos animais
Giroflé, flé, flá!
-E que querem
esses animais?
Giroflé,
giroflá!
E que querem
esses animais?
Giroflé, flé,
flá!
-Querem
atravessar o rio.
Giroflé,
giroflá!
Querem
atravessar o rio.
Giroflé,
flé,flá!
-E qual é a
dificuldade?
Giroflé,
giroflá!
E qual é a
dificuldade?
Giroflé, flé,
flá!
-É a dona Crocodila Mandona
Giroflé,
giroflá!
É a dona Crocodila Mandona
Giroflé, flé
flá!
-E o que é
que ela quer?
Giroflé,
giroflá!
E o que é que
ela quer?
Giroflé, flé,
flá!
Quer de todos um presente.
Giroflé, giroflá!
Quer de todos um presente.
Giroflé,
flé flá!
-E como terá
de ser esse presente?
Giroflé,
giroflá!
E como terá
de ser esse presente?
Giroflé, flé,
flá!
-Terá de o
apreciar e a deixar contente
Giroflé,
giroflá!
Terá de o
apreciar e a deixar contente
Giroflé, flé
flá!
Alunos d 1º
ano
Escola E. B.
1 Igreja Romariz
POLUIÇÃO! POLUIÇÃO!
Somos pequenos mas vamos
ajudar
Pra o mundo onde vivemos
Ajudar a melhorar
Temos um coração enorme
Nós vamos fazer a mudança
Nós vamos conseguir
Temos de o mar ajudar e
muito trabalhar
Temos de o mar ajudar e
muito trabalhar
Temos de o mar ajudar e
muito trabalhar
E não poluir!
Chego à praia, estou a
sorrir
Mas alguns eh estão a
poluir eh
Na praia quero nadar
Mas assim eh não vai dar
eh…
Poluição
Poluição op, op, op,op
Poluição
Poluição op, op, op,op
Poluição
Eeeeh poluição op, op, op,
op vamos lá limpar
Eeeeh poluição op, op, op,
op, eh, eh, eh, eh, eh (Bis)
A poluição está-se a
espalhar
O pulmão do oceano está
doente
As pessoas não têm
educação
Enchem o mar com poluição
Na praia gosto de estar
De rir e brincar
Mas agora temos uma missão
Ajudar os peixes em vias
de extinção
Dentro do mar
A alegria
vai reinar
Se tu não poluíres
O mar vais ajudar.
Letra adaptada pelo 4º ano
Canção Gangnam style
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