terça-feira, 18 de outubro de 2011

Marcha Branca

A ORQUESTRA CRIATIVA E A MARCHA BRANCA

No âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, os alunos do 4º ano de todas as escolas do Agrupamento de Milheirós de Poiares, participaram no dia 15 de Outubro na Marcha Branca que percorreu as principais ruas da cidade do município. O repto lançado teve eco, a população feirense associou-se à iniciativa e contribuiu com um quilo de alimentos não perecíveis, como arroz, massas, enlatados, entre outros.
Todas as Escolas e Jardins do Agrupamento fizeram também uma recolha de bens alimentares junto das suas comunidades educativas. Os alimentos recolhidos serão posteriormente distribuídos pelas famílias mais carenciadas, através do Mercado da Solidariedade.
A Marcha Branca iniciou-se com a entrega de alimentos dos participantes, junto à casa do Moinho Velho, pelas 21H00 e durante o percurso pelas ruas de Santa Maria da Feira houve oito paragens que simbolizaram os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio:
  • reduzir para metade a pobreza extrema e a fome;
  • alcançar o ensino primário universal;
  • promover a igualdade entre os géneros; reduzir a mortalidade de crianças;
  • reduzir a taxa de mortalidade materna; combater o VIH/SIDA,
  • a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental;
  • e criar uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O projeto Educação para o Desenvolvimento está a ser trabalhado, desde o ano transato, em Formação Cívica, pelos docentes titulares de turma em parceria, em algumas sessões, com o Rosto Solidário nas dezasseis turmas do 1º ciclo,
Na última paragem da Marcha Branca, que aconteceu nos Claustros do Museu Convento dos Lóios, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira realizou um concerto que contou com a participação dos alunos do 4º ano das escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento.
Os nossos alunos participaram dando alegria, jovialidade e um olhar de esperança ao espetáculo.
O futuro está nas mãos de todos nós.
Todos temos de criar uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Contem connosco.
SEMPRE.



Sem comentários:

Enviar um comentário