quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Sistema Solar nas nossas mãos

Aos alunos do 4º ano foi proposto que pesquisassem informações sobre os Planetas; e, que paralelamente, elaborassem maquetes e móbiles sobre o Sistema Solar, aplicando assim os conhecimentos adquiridos. Este tema «O sistema solar nas nossas mãos» foi sugerida pela docente titular de turma  no seguimento dos conteúdos lecionados sobre a temática.
O objetivo central desta atividade que os alunos «aprendessem fazendo», aplicando as principais caraterísticas do sistema no qual se localiza o nosso planeta azul - a Terra, assim como a posição dos planetas com relação ao Sol, suas respetivas órbitas, satélites e principais movimentos.
Os resultados foram muito interessantes.
Os alunos demonstraram profundo envolvimento com a elaboração do material apresentado. A estética das maquetes e dos móbiles bem representam esta afirmação! Perante tal empenho, os trabalhos foram dignos de exposição no átrio da escola e assunto deste artigo.
Certamente os resultados obtidos foram proporcionados por várias iniciativas em conjunto:
- a orientação da docente titular de turma;
- a própria curiosidade e empenho dos alunos pelo tema;
- a participação dos pais que colaboraram com os filhos na operacionalização do móbile.
Desde já parabenizamos todos os alunos e pais que demonstram competência, seriedade e envolvimento com as atividades que realizam, dando uma visão mais alargada da educação: a ponte escola / família!
Que venham outras por aí!
Ficamos a aguardar….


1 comentário: