quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mãos à Horta



Na quarta-feira, dia 6 de junho, participamos no Workshop  “Mãos à Horta”.
Um trabalhador da empresa Siro explicou-nos como podíamos ter uma mini horta num apartamento ou em casas que não têm espaço para uma horta.



Para começar precisamos de um saco de terra com húmus natural (usamos os sacos disponibilizados pela empresa Siro), cinco ou seis pés de plantas e duas garrafas de água de 33 cl com tampa cujo fundo deve ser previamente cortado.



Abanamos o saco para preparar a terra e, em seguida, rasgamos pelo picotado os buracos marcados no saco. Com a ajuda de dois dedos fazemos um buraquinho na terra onde colocamos as plantas (alface, morangueiros,…). Aconchegamos a terra ao pé da planta e regamos com a ajuda de um regador.
E agora vocês perguntam: e as garrafas de água?
Nós explicamos. Quando as plantas, estiverem grandes e não seja possível regá-las com o regador, rasgamos dois buracos assinalados com uma gota de água no saco e colocamos as garrafas viradas ao contrário. Agora, só é preciso encher as garrafas com água e, como na tampa foram feitos dois furos, a rega será realizada gota a gota.



Para o primeiro saco de terra ainda tivemos ajuda, mas quando recebemos o segundo saco, já fomos capazes de plantar as alfaces sem ajuda.
Alguns de nós já tinham visto esta atividade na televisão, por isso esta foi uma surpresa muito agradável e interessante.
E agora, mãos à horta!
2.º e 3.º D - EB1 Igreja Milheirós de Poiares

                                                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário