sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ELA


ESTAÇÃO LITORAL DE AGUDA – ELA

Antes de realizarmos a visita de estudo, as turmas fizeram pesquisa sobre a Estação Litoral de Aguda e estávamos todos muito entusiasmados para confirmarmos o que pesquisamos. As nossas expectativas eram muito altas…
A estação litoral da Aguda foi fundada em 1999 e tem várias espécies de peixes que habitam na nossa costa. Como exemplos destes peixes temos o congro (peixe de hábitos noturnos), o sargo e as raias (que vivem em profundidade) e o polvo (muda a cor da pele num determinado período de ano). Em exposição estão, também, vários tipos de anzóis que têm várias finalidades. Alguns libertam um odor atrativo para que os pescadores possam caçar as suas presas. A ELA oferece aos seus visitantes dois tipos de atividades: «Contos do Mar» e «Aula viva», no auditório.
No dia 11 de janeiro, todas as turmas da Escola de Igreja Romariz fizeram uma visita de estudo à Estação Litoral da Aguda, uma vez que a temática da disciplina de Área de projeto é sobre o MAR.
Foi muito agradável lanchar à beira mar, observar a paisagem do litoral, sentir o aroma da maresia e o vento fresco no rosto!...
Iniciamos a visita pela sala do museu da Pesca, repleta redes de pescas, miniaturas de barcos, anzóis, arpões, vitrines de conchas e búzios.
Quando passamos à zona dos Aquários, ficamos surpreendidos com o que vimos!... Nunca tinhamos imaginado tanta variedade de animais marinhos! Os aquários mostram a fauna e a flora aquáticas marinhas locais: polvo, moreia, robalo, júlia, bruxa, solha, linguado, estrelas-do-mar, mexilhões, caranguejos, anémonas etc…
Os alunos do primeiro ano assistiram ao conto de José Fanha «No dia em que o mar desapareceu» que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e fazem com que o mar fique sujo, triste e desapareça. No final, o mar salva-se da poluição e volta a ser a maravilha que todos conhecemos. Os alunos do segundo ano assistiram a um conto sobre o mar cuja temática foi sobre a poluição e os perigos para os animais, um caranguejo, uma estrela-do-mar, um peixe e um polvo.
Os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade estiveram no anfiteatro a assistirem a uma aula sobre os animais em vias de extinção. O professor contou certos relatos que nos preocupou bastante: caça às peles dos animais, ao marfim, às barbatanas de tubarão,... Falou de certas ações do homem que prejudicam o ambiente, a cadeia alimentar, o habitat e que colocam em perigo a vida na Terra.
Foi um dos locais mais interessantes que visitamos porque ficamos a conhecer muito melhor a nossa costa e os animais que aí habitam. E, com esta visita, pudemos retirar algumas informações da vida marinha e desenvolvemos as nossas capacidades de observação, crítica e reflexão sobre o mundo envolvente.
Texto que reúne fragmentos dos trabalhos das turmas
Escola E.B. 1 Igreja Romariz

Sem comentários:

Enviar um comentário