sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os Reis


BOAS FESTAS! BOAS FESTAS!
Nós aqui viemos dar
A casa deste senhor
Se as quiser aceitar.

Vinde dar-nos as Janeiras
Se a vontade houver de dar
Nós somos de muito longe
Não podemos cá voltar.
No dia sete de janeiro, os alunos e docentes da escola de Romariz foram Cantar os Reis à comunidade da freguesia.
            De manhã, ainda na escola, organizou-se dois grupos de cantares. Cada grupo levava três reis Magos, vários tocadores e muitos cantores. A canção era acompanhada por instrumentos musicais: flauta, violino, viola, bombo, reco-reco e ferrinhos. Três meninos simbolizaram os reis Magos, entregaram mensagens de Bom Ano e recebiam as janeiras, em sacos castanhos de serapilheira enfeitado com motivos desta época natalícia. Os restantes alunos acompanhariam a música entoando as janeiras com entusiasmo e alegria pelos lugares de Romariz, Goim, Vila Nova, … e para os lados da Igreja. O nosso professor de música ajudou à animação. Fomos muito bem recebidos por todas as pessoas que nos ouviram e por isso estamos muito agradecidos.
À tarde, de regresso à escola, cantamos para as funcionárias, cozinheiras, professores das AEC, coordenadora da nossa biblioteca, amigos da escola e certas entidades convidadas, tais como direção do agrupamento e da câmara municipal que fizeram questão de estar presentes. Depois deliciámos com um lanche de Reis com bolo-rei, sumos, aletria, rabanadas, bolo de aniversário do Hélder, pãezinhos de leite com queijo ou fiambre e outras doçarias.
No final do dia, já à noitinha, surpreendemos os pais com o nosso «Cantar dos Reis», à entrada da escola.
- «Com imensa alegria, cantamos de casa em casa e para quem nos quis ouvir…
            As pessoas que nos receberam, deram «um tostão» com enorme satisfação.» - comentavam os alunos entre eles.
O motivo que nos levou a irmos Cantar os Reis foi fazer cumprir a tradição, cumprimentar as pessoas de Romariz, desejar-lhes Bom Ano de 2013
Foi cumprida a tradição com enorme alegria e satisfação.
Texto compilado











Sem comentários:

Enviar um comentário