quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Presépio


Dezembro começou.
E com ele os presépios, os contos,…
Na nossa escola, os presentes embrulham-se em contos, em poesias, canções e teatros. Os alunos entusiasmam-se com os ensaios e as leituras.
É tempo de Feira do Livro. E, como "os melhores presentes embrulham-se com contos", a autora Maria do Céu Nogueira deu-nos o prazer da sua companhia, no dia da sua abertura. Para este encontro, convidou-se os alunos do Jardim de Infância de Romariz e do Centro Social de Romariz.
Durante a semana anterior lemos diversos textos da autora, exploramos as histórias e trabalhamos uma em particular: «A casinha do senhor Vento». Criamos um final para a história, recriamos a floresta e fizemos fantoches para posteriormente apresentarmos a história aos amigos da escola.
Da sua biografia, gostaríamos de registar que Maria do Céu nasceu em Vila Verde, estudou na Faculdade de Filosofia de Braga onde se licenciou no curso Filosófico-Humanístico. Foi professora de Português aproximadamente quarenta anos.
Entre 1990 e 2005, fez parte da Associação Cultural e Literária «Autores de Braga».
Como escritora, colabora em vários jornais com textos de crítica literária e social, artigos de opinião, pequenas peças de teatro, contos, crónicas e poemas.
Foi galardoada com o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal com a obra "A Magia do Sonho".
Foram colocadas diversas e interessantes questões, sobre os livros escritos, sobre a sua vida profissional, sobre que livro tinha gostado mais de escrever. Aquilo que mais nos marcou foi quando disse que o que mais gostava de fazer era LER. Por isso presenteou-nos com a leitura dum texto, por ela escrito, a «Carochinha Preguiçosa». Foi um momento soberbo, divertido e interessante.
Foram dados autógrafos e foram contadas outras histórias.
Foi um encontro bem recheado que enriqueceu certamente todos aqueles que participaram no mesmo.
E o mês continuou com leituras e Feira do Livro.
E, como não fomos à Terra dos Sonhos, docentes e os alunos do quarto ano organizaram uma festinha surpresa para a escola.
No último dia de aulas do mês ainda houve tempo para o sorteio do Bibliomix e das Rifas de Natal. Os felizes comtemplados foram os pais do Diogo Pinho (4º ano) e os pais da Carolina do 3º ano.
Os alunos deliciaram-se com o filme «O Artur e o Natal», as canções e a dramatização a cargo dos alunos do quarto ano.
Para todos uma solidária época natalícia.






Momentos com a escritora





Sorteio do cabaz




Olhem como ficou engraçado, o nosso presépio!


Sem comentários:

Enviar um comentário