sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fogaceiras


É no dia 20 de Janeiro que se celebra a Festa das Fogaceiras, tradição secular do concelho ao qual a nossa escola pertence. Neste ano de 2013 a Festa das Fogaceiras completa quinhentos e oito anos, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria. Na escola, durante a semana estivemos a recordar, a elaborar cartazes e a recriar fogaceiras – atividade em parceria com os encarregados de educação. Se tiverem oportunidade, podem visitar a miniexposição que temos na nossa Biblioteca Escolar.
E para que fique na lembrança de todos, resolvemos reescrever a história da Festa das Fogaceiras. No século XVI, o país foi atingido por uma grave epidemia - a peste. Os Condes do Castelo da Feira para fazerem a vontade do povo apelaram ao Mártir S. Sebastião para que acabasse a peste, prometendo-lhe a realização duma festa anual, onde o voto seria um pão doce: a fogaça.
Nas houve uns anos que o povo esqueceu de cumprir a tradição e a peste regressou.
Atualmente, este dia festivo é feriado em todo o concelho e durante esse dia há cortejo, a bênção da fogaça, procissão e outras festividades. As fogaceiras, meninas vestidas de branco, faixadas de azul ou vermelho, com fogaças à cabeça, são a curiosidade de um grande número de pessoas para assistir a esta cerimónia de carácter popular e religioso.

EB1 de Romariz




Sem comentários:

Enviar um comentário